domingo, 10 de maio de 2009

Uma nuvem rosa está chegando...


Teho os dois primeiros álbuns do inglês Nick Drake há alguns anos. O terceiro e último (e mais intenso, dizem), Pink Moon, eu nunca ouvi. Nem uma só canção. Quando Nick fez esse álbum, já estava bastante debilitado por causa da depressão. Não conversava com quase ninguém. Teve dificuldades até mesmo ao gravar as canções. Era muito tímido e introspectivo também. Quando terminou as gravações do álbum, nos estúdios da Island, apenas pegou as fitas master e deixou no balcão da gravadora, e em silêncio, saiu.

Eu não sinto nenhuma emoção sobre nada.
Eu não quero rir nem chorar.
Estou dormente; morto por dentro.

Comprei meu Pink Moon, finalmente, e pelas minhas contas chega pelo correio nessa quinta-feira. Eu que já não sou um carinha lá muito feliz, irei mergulhar em toda a melancolia bonita de Nick Drake.Certa vez, pouco antes de sua morte, disse à mãe :'' eu falhei em tudo que tentei fazer''. Nick queria ser reconhecido pelo seu trabalho e ter ficado no ostracismo contribuiu para o agravamento de sua doença. Quarenta anos depois do lançamento de seu primeiro álbum, ele é reconhecido mundialmente, e seus trabalhos estão em todas as listas de melhores álbuns já feitos. Há admiradores por toda parte, alguns famosos, como Brad Pitt, Heath Ledger, Elton John, Norah Johnes.
Now, ''we are everywhere''.



p.s.: indico a leitura da biografia do músico na wikipedia. Está muito bem feita. nem me dei ao trabalho de falar muito dele aqui porque o básico está lá.

p.p.s: No ''melhor blog de música do país'' tem a discografia dele pra download.

Nenhum comentário: