sábado, 7 de março de 2009

Vou sempre que posso à fazenda de um amigo, que fica há uns 15 minutos de onde moro, bem no alto de uma serra. Grama verdinha, árvores com bastante sombra, longe de tudo e todos. Da penultima vez que estive lá, vi uma cabra tendo filhotes.Fiquei um tempão assistindo a cena. Hoje fui até lá de novo. O tempo estava nublado. Dei umas voltas, olhei os animais. Dei espigas de milho na boca de uma vaca. As vacas tem o olhar mais triste do mundo. Um misto de incocência e medo. Como se já soubessem o seu futuro: a morte. Eu amo esses animais. Vocês os comem.
Quanto mais o homem simplifica a sua alimentação e se afasta do regime carnívoro, mais sábia é a sua mente.
(George Bernard Shaw)

É somente pelo amaciamento e disfarce da carne morta através do preparo culinário, que ela é tornada suscetível de mastigação ou digestão e que a visão de seus sucos sangrentos e horror puro não criam um desgosto e abominação intoleráveis."- Percy Bysshe Shelley

"No momento, nosso mundo de humanos é baseado no sofrimento e na destruição de milhões de não-humanos. Aperceber-se disso e fazer algo para mudar essa situação por meios pessoais e públicos, requer uma mudança de percepção, equivalente a uma conversão religiosa. Nada poderá jamais ser visto da mesma maneira, pois uma vez reconhecido o terror e a dor de outras espécies, você irá, a menos que resista à conversão, ter consciência das permutações de sofrimento interminável, em que se apóia a nossa sociedade." --Arthur Conan Doyle

Eu não como carne porque vi carneiros e porcos sendo mortos. Eu vi e senti a dor desses animais. Eles sentem a aproximação da morte. Eu não pude suportar a cena. Chorei como uma criança. Corri para o topo da colina e mal conseguia respirar...senti-me sufocado...senti a morte do carneiro." - Vaslav Nijinsky

"A compaixão pelos animais está íntimamente ligada a bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." - Arthur Schopenhauer

Por que é que o sofrimento dos animais me comove tanto? Porque fazem parte da mesma comunidade a que pertenço, da mesma forma que meus próprios semelhantes." - émile Zola

Nenhum comentário: